Compartilhar:

Com já mostramos anteriormente, o vídeo marketing, também conhecido como marketing de vídeo continua sendo uma das tendências do marketing digital em 2019.

No Brasil, por exemplo, não é novidade para ninguém que a leitura não é um hábito. Cerca de 44% dos brasileiros não leem livros. Isso faz com que e-books e demais estratégias que utilizam longos conteúdos verbais, ainda que muito relevantes, não tenham tanto impacto em termos de alcance.

Por outro lado, estamos vivendo tempos em que há muita informação circulando, tudo muito rápido e dinâmico. Além disso, precisamos considerar o aumento do número de smartphones no mundo, que já ultrapassaram, desde 2017, o número de habitantes do planeta.

E onde eu quero chegar com isso? Quero mostrar como o comportamento humano está mudando com as novas tecnologias e como essa mudança exige das empresas outras estratégias para chegar ao seu público alvo, como, por exemplo, o vídeo marketing.

Afinal, o que é vídeo marketing?

Vídeo marketing é, de maneira bem simples, uma forma de levar conteúdo relevante e de qualidade não só para os seus atuais clientes, mas também para seus potenciais clientes através de vídeos.

É exatamente através desses vídeos que 90% das pessoas são influenciadas na hora de sua decisão de compra sobre um produto ou serviço. Da mesma maneira que 64% das pessoas acabam comprando após ver um vídeo sobre a marca em alguma rede social, ou seja, isso acaba contribuindo com a autoridade do seu negócio.

Mas as vantagens de agregar o vídeo marketing à sua estratégia não param por aqui. De acordo com estudos, mais de 87% das marcas ao redor do mundo já utilizam o marketing de vídeo. E não importa se a sua empresa é de grande, pequeno ou médio porte. Se você quer ter sucesso, precisa acompanhar as mudanças de comportamento do seu usuário, e os vídeos, meus amigos, estão por todas as partes.

Esses vídeos podem ser:

  • Explicativos
  • Apresentações
  • Entrevistas
  • Depoimentos
  • Cases de sucesso
  • Canais
  • Demonstração
  • Reviews
  • Tutoriais
  • Transmissão ao vivo

A importância dos vídeos nas redes sociais

Já que estamos falando sobre o marketing de vídeo e sobre a importância de seguir as mudanças dos nossos usuários, precisamos parar para refletir sobre alguns dados:

  • Diariamente, um usuário consome, pelo menos, 40 minutos de vídeo em redes sociais – sem contar séries e filmes.
  • As projeções indicam que 80% de todo o tráfego da internet será representado por vídeos, ainda no ano de 2019.
  • Metade da população procura por vídeos de um produto ou serviço antes de tomar a decisão de compra.
  • O Facebook exibe, por dia, mais de 100 milhões de horas em vídeos. Sim! 100 milhões!

Bom, os dados já dizem por si só, certo? Investir em vídeo marketing é fundamental para o crescimento do seu negócio.

Sobre as redes sociais, coletamos algumas informações sobre três canais: Facebook, Instagram e Youtube.

O perfil de público do Youtube tem, em sua maioria, entre 18 e 34 anos. Os vídeos para essa plataforma variam muito, porém, indicamos que não sejam tão longos. Eles podem variar entre 3 e 5 minutos. É claro que, dependendo do conteúdo, você precisará de muito mais tempo.

Já o Instagram, uma das redes sociais que mais cresce, em geral, é ocupada por mulheres de até 35 anos. A plataforma permite vídeos no feed de até 1h30, mas você também pode utilizar os stories e as lives.

O Facebook possui um público entre 25 e 35 anos e o ideal é que os vídeos também sejam curtos. A grande sacada do vídeomarketing nessa rede social é colocar legenda. Isso porque o Facebook utiliza a reprodução automática de vídeos, mesmo sem som, e ter a legenda pode atrair as pessoas a assistirem o conteúdo completo.

Dicas para começar a utilizar o marketing de vídeo na sua estratégia

Fazer um vídeo e acrescentá-lo em sua estratégia de marketing é algo que deve ser muito bem pensado. Um vídeo relevante não precisa ser uma produção hollywoodiana, colocar dezenas de gatilhos mentais, alta tecnologia e tempo exato.

Apesar de alguns vídeos virais, não existe fórmula exata para isso. E você também não deve se preocupar número de visualizações, a sua atenção deve estar voltada para a conversão, para os resultados. Lembre-se: você não quer fazer publicidade, você quer vender o seu produto.

Seja verdadeiro com a sua realidade, ou seja, comece sem grandes investimentos. Você não precisa comprar câmeras super profissionais, luzes e cenários, mas você precisa ser autêntico. Você precisa passar verdade no seu conteúdo.

Levar algo relevante para o seu público final é mais importante do que a produção. Além disso, o alcance e o tráfego do seu vídeo são muito mais importantes que o engajamento. Ao mesmo tempo que que resultado e conversão são mais importantes que audiência. Você precisa impactar. Conquistar clientes vale muito mais do que ter milhares de visualizações de pessoas que não vão gerar receita para a sua empresa.

Crie vídeos que os usuários queiram compartilhar. Foque sempre no seu público alvo e invista em SEO. Outra dica valiosíssima é integrar o vídeo marketing com outras estratégias de marketing de conteúdo. Sem dúvidas, se você tiver um conteúdo alinhado e coeso, tudo fará muito mais sentido para os seguidores.

Por fim, invista em storytelling. As pessoas esquecem teorias, dados, projeções. Mas as pessoas nunca esquecem histórias. O mais importe é conseguir fazer com que a sua mensagem que atinja o coração dos seus seguidores. Empreenda para impactar!

Posts Relacionados

No Comments

Leave a Comment

Compartilhar: