Compartilhar:

Criar um bom plano de marketing digital é fundamental para definir cada etapa da sua ação e realizar os seus objetivos, ainda mais para quem deseja ter resultados reais e fazer o seu negócio crescer.

Ao mesmo tempo em que muito se fala sobre marketing digital, aproximadamente 50% das pequenas de pequeno e médio porte no Brasil não possuem nenhum tipo de planejamento de marketing. Consequentemente, elas não conseguem ter uma visão estratégia ampla capaz de fornecer os melhores caminhos para crescimento.

Criar um planeamento não precisa ser um bicho de sete cabeças. Pensando nisso, eu decidi reunir um passo a passo completo com tudo o que você precisa para criar o seu próprio plano de marketing digital e alcançar resultados reais em menos tempo.

Antes de mais nada, não deixe de se inscrever em nosso newsletter e receber diretamente no seu e-mail todas as minhas dicas para fazer a sua empresa crescer através do marketing digital.

Por onde começar o plano de marketing digital?

Primeiramente, você precisa entender o seu negócio. Isso significa, portanto, que você precisa ter clareza em alguns pontos, como:

  • Objetivo – afinal, qual é o seu objetivo com esse plano de marketing digital? Você deseja, por exemplo, criar autoridade? Aumentar as vendas? Ou fidelizar clientes? Há uma série de opções e definir qual é o seu objetivo é muito importante para escolher as melhores estratégias de ação.
  • Público alvo – crie a sua persona. Apesar de ser um personagem, ela vai te ajudar muito a entender quais são os comportamentos dos seus clientes, onde encontrá-los e como conquistá-los.
  • Canais utilizados – atualmente, com o avanço da tecnologia e a mudança de hábitos da sociedade, o número de canais que podem ser utilizados para o marketing digital cresceu muito. Não adianta divulgar em todos os canais. Faça uma seleção daqueles que são mais relevantes para o seu potencial consumidor.
  • Tipo de conteúdo – o que você vai oferecer no seu conteúdo? Divulgação do seu serviço? Você vai ajudar o seu consumidor a resolver problemas? Ou esclarecer dúvidas? Em que formato? Vídeo, podcast, infográficos, e-books, textos? Pense nisso!
  • Diferencial dos concorrentes – estudar seus concorrentes é, sem dúvidas, algo primordial. Mais do mesmo todo mundo faz, ainda mais nesse contexto em que há uma quantidade enorme de informação que circula facilmente na internet. O que você pode oferecer de diferente para o seu público?
  • Métricas – anote como está a sua empresa hoje. Faça o registro de todos os dados. Eles são fundamentais para que você faça a avaliação e o monitoramento do seu desempenho.

Aproveite que você está fazendo o seu planejamento de marketing digital e organize a sua empresa. Basta clicar aqui para acessar um vídeo exclusivo com as melhores dicas para controlar a vida financeira do seu negócio.

Monte um cronograma de ação.

Planejamento. É exatamente essa a palavra-chave para conquistar resultados. Mas fique atento, pois ele não funciona sem a ação. Assim, é preciso dedicação para cumprir o cronograma e a rotina pré-estabelecida. Afinal, é nesse cronograma de ação que o seu plano de marketing digital vai sair do papel e gerar resultados.

Pense em cada uma das etapas e, em seguida, crie um sistema lógico para que todo o seu conteúdo converse entre si. Ter todos os seus canais alinhados pode ser o seu grande diferencial.

Planejamento financeiro também é importante

A princípio, você vai precisar investir em marketing e nas campanhas. Por isso, não deixe de colocar na ponta do lápis qual é o valor e o tempo que você tem disponível no seu plano de marketing digital. Essa é uma forma de evitar surpresas no final do plano.

O segredo do planejamento de marketing digital: a ação

Com os seus objetivos em mente e o seu cronograma completo, é hora de colocar a mão na massa! Não deixe de priorizar o seu plano de marketing digital. Esteja focado no seu planejamento e cumpra com os prazos estipulados.

E se você quer garantir resultados reais para a sua empresa, confira as melhores estratégias do marketing digital em 2019. Elas podem, definitivamente, facilitar e direcionar o seu trabalho na hora de trabalhar para o crescimento do seu negócio.

Gostou dessas dicas? Então assine nosso newsletter e receba em primeira mão os nossos melhores insights.

 

 

 

Posts Relacionados

No Comments

Leave a Comment

Compartilhar: