Compartilhar:

Ano novo, energia nova! Tempo de recomeçar, definir metas, objetivos e criar o seu plano de ação. Faça de 2020 0 seu ano! Para isso, nada melhor do que conhecer as Tendências do Marketing Digital em 2020.

Algumas dessas tendências seguem na mesma linha das tendências do Marketing Digital em 2019. Outras, entretanto, são novidades e chegam ao mercado com força!

E é isso mesmo! No artigo de hoje não serão 5 ou 8 tendências. São 14 oportunidades que você precisa levar em consideração para o seu negócio e gerar mais resultados.

Antes de conhecer essas tendências e nortear o seu plano de ação, não deixe de me seguir no Instagram. Lá, eu deixo dicas diárias sobre Marketing Digital que irão ajudá-lo a turbinar o seu negócio!

Por que tendências do marketing digital são importantes?

Parece besteira ou pouco importante, mas a verdade é que quem tem um negócio precisa estar atento às novidades e tendências do marketing digital para começar o ano com o pé direito.

Conhecer as tendências do marketing digital faz com que você tenha uma previsibilidade maior e uma assertividade melhor para orientar suas ações e, inclusive, seus investimentos.

Quer começar 2020 com tudo? Então vamos lá!

1)     Lei Geral de Proteção de Dados

Uma das grandes tendências que você não pode deixar de lado no seu negócio é, sem dúvidas, a Lei Geral de Proteção de Dados, ou Lei da Privacidade Digital.

Essa lei passa a vigorar em agosto de 2020, a Lei Geral de Proteção de Dados, que é muito parecida com uma lei europeia.

Seu principal objetivo é, portanto, fornecer ao consumidor uma maior garantia de proteção e segurança sobre os dados, além da transparência em relação a esses dados.

Ou seja, para determinada empresa utilizar esses dados, ela precisará do consentimento de seu consumidor. Isso também irá promover mais transparência tanto em relação ao consumidor, quanto para nortear os empreendedores em suas ações.

E por que isso é importante para quem trabalha com marketing digital? Porque isso impactará diretamente as estratégias de MD.  Como orientação, sugerimos que a sua empresa:

  • Elabore uma política de privacidade
  • Tenha um gerenciamento sério e seguro sobre os dados

 

2)     Inteligência Artificial

Sim! Essa não é uma tendência muito nova. Entretanto, ela segue ganhando cada vez mais espaço!

Uma série de empresas estão utilizando a inteligência artificial. Seja no diálogo com o consumidor ou para aprimorar processos internos.

Um dos exemplos mais conhecidos são os chatbots. Eles estão dominando a internet! Se você for cliente do Bradesco, você deve conhecer a BIA, assistente virtual do banco.

Esse chatbot soluciona uma série de demandas dos consumidores que não precisam, necessariamente, do atendimento humano.

Além disso, o chatbot deixa a comunicação mais rápida, eficaz e praticamente instantânea, além de oferecer atendimento 24 horas, 7 dias por semana.

3)     Cases de sucesso

Em meio a tantos avanços tecnológicos, as pessoas buscam cada vez mais pela humanização. Por isso, o storytelling, a conexão e as experiências têm sido cada vez mais valorizadas.

Compartilhar cases de sucesso é, sem dúvidas, uma das grandes tendências do marketing digital em 2020!

Com as histórias de seus clientes, de seus funcionários e sua própria trajetória, sua marca fica mais humana e, assim, impacta muito mais.

4)     Pesquisa Visual

Ainda tímida, porém com um futuro brilhante pela frente, a pesquisa visual eleva a experiência do usuário na internet.

Aplicativos como o Google Lens, por exemplo, permitem que o usuário faça o upload de uma imagem e encontre onde comprar, itens relacionados ou informações relevantes. Incrível, não é mesmo?

5)     Marketing de conversação

Com o sucesso dos chatbots, uma coisa ficou clara: a realidade do marketing atual é, sem dúvidas, o diálogo. A conexão.

De acordo com uma pesquisa realizada recentemente pelo Business2Community, 82% dos consumidores que entram em contato com uma marca, esperam uma resposta imediata.

Tenha em mente uma coisa: os consumidores querem as coisas para agora, não mais tarde.

6)     Vídeo marketing

O vídeo marketing já era uma tendência do marketing digital no ano passado, como publiquei no meu artigo.

Apesar de não ser novidade para ninguém, ele segue em alta este ano.

Através dos vídeos, você pode contar histórias, esclarecer dúvidas e compartilhar informações. Além disso, os vídeos têm o poder de despertar diferentes sensações e tornar a sua marca mais humana. Isso é fundamental para gerar a autoridade que você precisa para deslanchar no mercado!

7)     Marketing de influência

Essa também não é uma novidade, mas segue sendo uma tendência do marketing digital em 2020. Não tem como negar que é um investimento bastante assertivo.

Os influenciadores de hoje testam as novidades, dão opiniões e mostram como o produto funciona.

Você pode até não se interessar pelo produto, mas quando vê que uma pessoa que você segue utiliza, esse desejo pode mudar. Pense nisso!

8)     Podcasts

Podcasts, sim, são uma novidade no Brasil.

Eles já têm muita força no exterior, aqui nos Estados Unidos é uma febre e estão conquistando muitos ouvintes no Brasil. Você não precisa de muito investimento para ter o seu.

Basta compartilhar, no podcast, os áudios dos seus vídeos no youtube.

E qual é o motivo do sucesso? Você pode escutar os podcasts no caminho para o trabalho, na academia ou até mesmo enquanto descansa no sofá.

9)     Pesquisas por voz

Outro dia eu vi minha prima de 11 anos perguntado para o tablet: Google, que horas começa o Snow Stoppers.

Sim! Aquilo me chamou a atenção. Percebi o quanto as pessoas estão utilizando cada vez mais os serviços de voz como Alexa, Google Home Mini e Siri para realizar pesquisas.

O importante das pesquisas por voz é que elas alteram as configurações das palavras-chave no SEO.

O que antes era configurado a partir de palavras ou expressões curtas, hoje são como frases.

Por isso, ao escrever seu texto, pense em qual seria o comportamento do consumidor. Que tipo de pergunta ele faria? Bingo! Você já tem a sua palavra-chave.

10) Notificações no navegador

Algumas pessoas acabam se irritando com as notificações do navegador, mas não podemos negar que elas estão cada vez mais comuns no mercado.

Assim, vale a pena desenvolver a sua. É sempre bom ser lembrado pelo consumidor.

Se você decidir investir nisso, apenas tenha cuidado com o excesso de notificações, ok? Isso pode prejudicar o seu relacionamento com o cliente.

11) Conteúdo interativo

Invista em testes, pesquisas, calculadoras incorporadas em seu site, vídeos em 360º e até mesmo em realidade aumentada.

Por que? Uma das tendências do marketing digital é essa mudança no conteúdo tradicional.

Com esses investimentos, você irá proporcionar uma outra experiência ao seu consumidor, deixando seu conteúdo muito mais atrativo e dinâmico.

Acredite, 91% dos consumidores buscam conteúdos mais interativos. Isso porque, dessa forma, eles se sentem mais conectados à marca.

Mas onde a conexão influencia? Na decisão de compra! Bam!

12) Tecnologia Blockchain

Não, não vamos falar sobre bitcoins ou moedas criptografadas. O blockchain vai muito além disso!

Essa tecnologia chega ao marketing digital oferendo mais transparência e responsabilidade com os consumidores. Através dela, será possível:

  • Proteger dados pessoais
  • Gerar autenticações
  • Verificar usuários
  • Rastrear compras de mídia

É muito importante, sem dúvidas, pesquisarmos mais sobre universo, pois ele tem crescido muito, principalmente ao falar em segurança.

13) Postagens mais longas

Muitas pessoas têm investido em produção de conteúdo, mas há uma mudança no comportamento dos usuários.

Sim, ainda é necessário ser objetivo, trabalhar com as técnicas de SEO, manter a qualidade e também a originalidade dos conteúdos.

Entretanto, o Google está priorizando conteúdos mais longos. Isso porque, ao mesmo tempo em que essas pessoas querem respostas objetivas, elas estão cansadas de conteúdos superficiais.

Então, pense nisso quando for planejar o seu conteúdo, ok?

14) Comunidades digitais

A palavra de 2020 é conexão!

As comunidades digitais unem tendências incríveis:

  • Espaço criativo
  • Conteúdo dos usuários
  • Conexões
  • Conversação
  • Cases de sucesso

E, pra isso, você não precisa de um alto investimento! Você pode fazer a sua comunidade digital no próprio Facebook, por exemplo.

O grande diferencial é em como você irá acompanhar e potencializar o seu negócio através disso.

Promover um espaço para trocar experiências, esclarecer dúvidas e criar conexões, onde os próprios usuários interagem é muito, mas muito poderoso!

Além disso, quando você passa a interagir nessa comunidade, sua marca impacta muito mais. Você gera autoridade e sua marca ganha uma identidade. Incrível, não é mesmo?

Eu sei, verdadeiramente, o quanto é difícil investir em marketing quando o seu negócio está começando. Ou então querer crescer, mas não ver resultados no marketing por conta própria. Calma! Vamos cuidar disso.

Quer impactar seus consumidores? Quer fazer de 2020 o seu ano? Eu posso te ajudar!

Eu quero compartilhar com você as dicas de marketing digital que fizeram da minha empresa um negócio de sucesso nos EUA.

Quer saber como? Entre em contato comigo! Vamos conversar. Será um prazer conhecer a tua história.

Vem comigo em 2020? Juntos não vamos somar, vamos multiplicar.

Posts Relacionados

No Comments

Leave a Comment

Compartilhar: