Qual é o futuro do marketing digital? A chegada do ano é, sem dúvidas, um momento de reflexão e balanço dos últimos meses. E o marketing digital, certamente, não é a mesmo de 10 anos atrás.
Além das mudanças nas estratégias, materiais e no próprio comportamento da sociedade, por exemplo, precisamos levar em consideração o aumento da concorrência.
Talento, formação, pressão, tecnologia, pressão financeira e ainda as demandas do consumidor. Tudo isso segue mudando rapidamente.
Negócios de pequeno e médio porte ganhando cada vez mais espaço e uma versatilidade surpreendente no mercado. Não existe mais uma receita pronta.
Assim como não existe uma fórmula mágica ou uma receita pronta no marketing digital, não há como prever o futuro.
Entretanto, com base em análises e pesquisas, é possível oferecer uma perspectiva para os próximos anos. E é isso que vou apresentar para você!
Mas, antes disso, corra lá no Instagram e me siga para acompanhar as dicas e insights valiosos que eu deixo lá diariamente. Eu transformei a minha empresa em um negócio de sucesso nos Estados Unidos e quero ajudar você a alcançar o sucesso do seu negócio! Tudo pronto? Vem comigo!
Para entender o futuro, é preciso compreender o presente e como ele tem funcionado. A Rock Content, em parceria com a RD Station, realizou uma pesquisa com mais de 1440 respostas para entender como as agências têm operado no Brasil e como elas se entendem.
A área de atuação é fundamental para compreendermos qual é o futuro das agências. De acordo com a pesquisa, 41,44% das agências se entendem como agência de comunicação, enquanto 5,25% se apresentam como agência de marketing digital e 19,41% como full service. E você, como se define?
Esse aspecto é fundamental, sobretudo, para entender o tempo de maturidade dos negócios. Surpreendentemente, 21,41% disseram que atuam há mais de 10 anos no mercado. Entretanto, a maior porcentagem, 27,56% está no mercado entre 1 e 3 anos, enquanto 16,16% começaram seu negócio em menos de 1 ano.
Com uma demanda cada vez maior e mais diversificada, 34,74% das agências afirmaram ter entre 6 e 25 funcionários, enquanto 32,04% atuam com um número de colaboradores entre 2 e 5. Esses dados refletem a necessidade por profissionais especializados para atender clientes cada vez mais exigentes.
É cada vez mais comum que agências se especializem em nichos específicos. Os que se sobressaíram na pesquisa da Rock Content foram:
Dentro de uma agência de Marketing Digital, é comum que sejam oferecidos diferentes serviços. Dentre eles, se destacam:
Com base nos dados da pesquisa e de uma análise do mercado nos últimos 10 anos, podemos, então, esperar no futuro do marketing digital alguns insights, como:
Quando criamos um negócio e não temos a menor noção sobre marketing digital, normalmente buscamos uma agência.
Entretanto, você precisa ter em mente que existem inúmeras empresas e profissionais não qualificados no mercado. Por isso, a recomendação é verificar sempre as avaliações, história de empresa e escolher sua parceira com cautela.
Com todo esse avanço no marketing digital, deixo aqui os prós e os contras de uma agência no futuro do marketing digital:
PRÓS | CONTRAS |
Necessidade cada vez maior | Falta de familiaridade dos administradores de um negócio |
Diversidade e inclusão | Tempo de descoberta |
Especialização e criatividade | Preços variáveis |
Se você tem um negócio, não importa se pequeno ou grande, e está pensando investir em marketing digital, mas ainda se sente seguro em relação a qual caminho seguir, confira o artigo que escrevi sobre fazer marketing digital sozinho ou contratar uma agência.
Gostou do artigo sobre o futuro do marketing digital e quer se aprofundar? Confira, então, as tendências do marketing digital em 2020 e fique ligado no que está em alta para sair um passo à frente!