Você já deve ter notado o quanto o marketing digital tem evoluído nos últimos anos, certo? As empresas estão, sem dúvidas, verdadeiramente ocupadas com seus posicionamentos nas redes sociais.
Então, em 2019 não será diferente. Em termos de tendências do marketing digital, o crescimento será ainda maior do que em 2018. Nesse sentido, tudo estará atrelado à tecnologia, atendimento e conversão através das redes sociais.
Grandes empresas se preocuparão em criar um departamento específico de marketing digital. Algumas, por exemplo, já substituíram o departamento de marketing e estão, também, reduzindo o time de vendas para reduzir ainda mais os custos e investir na área de marketing digital.
Como as empresas buscarão soluções internas para as questões do marketing digital, muitas vagas estarão abertas nos próximos meses. Portanto, essa é a expectativa para os grandes negócios que querem retornos maiores nas suas receitas.
O SEO é uma das maiores ferramentas para quem trabalha com produção de conteúdo, uma vez que auxilia no posicionamento do seu site. A tendência do SEO também é crescer e ter maior lugar de destaque nas estratégias de marketing. Por isso, é fundamental ter conhecimento em SEO.
Trabalhar o SEO dos sites e blogs será uma das maiores necessidades do próximo ano. A Google sempre se adapta aos novos comportamentos dos usuários e tecnologias. Ter um blog bem estruturado a partir de SEO será um diferencial para quem quer se destacar e ganhar autoridade na área.
Outro ponto interessante é o aumento das buscas por voz a partir dos assistentes virtuais de tablets e smartphones. E o seu site deve estar preparado para atender todas essas demandas.
Se você tem um pequeno ou médio negócio, leia atentamente este tópico. Os novos links patrocinados, principalmente no que diz respeito ao Google Ads, oferecerá novas ferramentas para anúncios.
A inteligência artificial é uma das ferramentas que mais cresce no Brasil e no mundo. As novas opções de anúncios serão baseadas nessa tecnologia para melhor atender essa mudança no comportamento dos clientes.
Por enquanto, esses processos já estão disponíveis lá fora e logo devem chegar ao Brasil. O próprio Google modificou o nome do serviço. O que antes era Google Adwords, agora é conhecido como Google Ads. Fique atento!
Os chatbots estão dominando as redes sociais. Esses robozinhos estão por toda parte e prontos para fazer um atendimento incrível. Eles são capazes de esclarecer dúvidas, realizar vendas, identificar o perfil do usuário, levantar pesquisas de satisfação e apresentar produtos.
Certamente, você já foi atendido por um desses chatbots e talvez não tenha percebido, já que eles buscam ter a maior proximidade possível da linguagem humana.
Esse software é extremamente funcional para as empresas. Muitas delas já aderiram aos robôs de conversa em seus sites ou páginas do Facebook. O retorno tem sido muito bom e reduz os custos da empresa, o que se torna bastante vantajoso.
Algumas mudanças no Facebook, por exemplo, já mudaram. As tendências para o Facebook Marketing também atingirão a forma como esses conteúdos são criados e redirecionados nos anúncios pagos.
Vale a pena ficar de olho nas principais redes sociais: Facebook, Whatsapp, Instagram e Telegram. O crescimento delas será ainda maior e a atualização de suas próprias ferramentas de marketing também serão impactadas com essa tendência.
Estamos na era dos youtubers e influenciadores digitais. É um mercado que tem crescido absurdamente no Brasil e cada vez mais profissionalizado. Isso inclui equipamentos, investimentos e planejamentos.
A tendência para 2019 está relacionada não aos grandes influenciadores, mas àqueles com cerca de 20, 30 mil seguidores. Os chamados micro influenciadores. Apesar de não terem um alcance tão grande, o retorno financeiro deles será bastante animador.
As pessoas estão buscando conteúdo de valor, rápido e objetivo. Com isso, os vídeos têm crescido cada vez mais nos últimos anos. A tendência para 2019 é que o tráfego da internet representado pelo consumo de vídeos representará 80% de todo o tráfego online.
O marketing de vídeos terá destaque nas estratégias e, se bem feito, é capaz de trazer um retorno incrível, tanto de engajamento quanto de receita. É preciso identificar o que os clientes querem, como querem e quando querem.
É impossível não considerar os dispositivos móveis em sua estratégia de marketing. Cerca de 79% de todo o tráfego na internet é feito a partir de tablets e celulares. Por isso, é fundamental ter um site responsivo e anúncios formatados para esses aparelhos.
Vale muito a pena também investir em aplicativos. O Brasil é o segundo país que mais utiliza aplicativos no mundo! É uma ótima opção para quem quer se destacar na área.
Sim, por incrível que pareça, o marketing de indicação – ainda pouco explorado -, é uma das estratégias de maior tendência para 2019. Muitas empresas geram milhões através da indicação e um cliente satisfeito com a empresa não pensará três vezes para indicar o seu negócio para alguém, principalmente se isso envolver um programa de indicação.
Ofereça algo exclusivo para o seu cliente, dê valor a ele, uma recompensa, bônus, algo especial – por mais simples que seja -. Lembre os seus clientes de te indicarem!
Fique atento a todas essas dicas, acompanhe essas mudanças e saia na frente dos seus concorrentes! Aproveite todas as oportunidades e faça a sua empresa crescer ainda mais!
Curtiu acompanhar as tendências do marketing digital em 2019? Quer acompanhar em primeira mão todas as novidades do nosso site? Clique aqui.
No Comments